quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

CAPÍTULO 3-Noçoes de Clima e Adequaçao da Arquitetura



    Ao projetar, cabe ao arquiteto estudar as melhores possibilidades construtivas para criar ambientes confortáveis onde os desconfortos impostos pelo clima, que em alguns ambientes são muito rígidos, excesso de calor, frio e vento, sejam gradativamente equilibrados, aproveitando de melhor forma as condições climáticas externas no ambiente arquitetônico.
Existe uma série de condicionantes que influem no conforto do ambiente arquitetônico,que serão analisados em tópicos para melhor  compreensão.

Radiação Solar
O planeta recebe diariamente raios solares, que em parte são absorvidas na atmosfera. Esta radiação fornece energia luminosa e outra grande parte  térmica,pode alterar a temperatura do ambiente dependendo da época do ano e da latitude.

Movimento aparente do Sol
 É o movimento do sol observado por nós, que aparenta que o sol se move em ralação a terra, enquanto na verdade é a terra que está se movendo. O sol sempre nasce no leste e se põe no oeste,mas pode nascer em diferentes pontos do leste e se por em diferentes pontos  no oeste a depender da época do ano.
Longitude
   Define a posição de uma localidade em relação ao meridiano de Greenwich, é medida em graus de 0° a 180°.

Latitude
   Define a posição de uma localidade em relação à linha do Equador, é medida de 0° a 90°, se estiver acima da linha será de 0° a 90° norte, e abaixo será chamada de 0° a 90° sul.  Juntamente com a época do ano a latitude vai determinar o ângulo de incidência dos raios solares no plano do horizonte, sendo fator de altera a temperatura do ambiente.

Distribuição de continentes e oceanos
  O planeta é formado por 70% água e 30% de terra, onde o calor específico da de água é quase o dobro da terra, ou seja, sua capacidade de esquentar no verão é menor do que a da terra, e no inverno sua capacidade de esfriar é menor, ou seja, os oceanos são as maiores reservas do calor mundial no ano, frescos no verão e quentes no inverno. Nas regiões afastadas dos oceanos os verões serão intensos e os invernos também, devido Continentalidade.

Topografia
 É um fator que interfere na temperatura regional, pois a habitação se localizando em uma topografia acidentada a topografia do terreno pode estar fazendo barreira para os ventos, modificando a umidade e temperatura até de uma região.

Revestimento do solo
 Quanto maior a umidade do revestimento do solo, menor será capacidade de grandes níveis de alteração na temperatura no dia. Nos ambientes urbanos devido a impermeabilização do solo por concreto e asfalto, tem se baixos níveis de umidade,ou seja,são ambientes com temperaturas  mais variáveis  no dia,um dos fenômenos originados nas cidades são as “ilhas de calor”,que esquenta os grandes centros de forma excessiva em comparação ao  clima normal da região.

Umidade Atmosférica
  O vapor de água retido no ar ajuda a reter o calor no ambiente, esse vapor poder vir da evaporação das águas e da transpiração das plantas.
Ventos
As variações de pressão na terra provocam a movimentação de massas de ar. Existem três tipos de cintos de  ventos globais, os alísios originários das zonas tropicais e de alta pressão,os ventos oeste originados nas regiões subtropicais,e se deslocam pela região subártica e os ventos polares originados em regiões frias  dos polos e árticos.Os ventos recebem alterações de intensidade e temperatura a nível regional,provocados pela vegetação,topografia revestimento do solo entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário